Aula do dia 08/05/10.

14/04/2010 17:53

Método - Cientificismo - Positivismo

Positivismo: doutrina que se opunha a concepção do direito natural e do pacto social e ás doutrinas teologicas. O positivismo dessa maneira era, portanto, uma filosofia determinista que professava, de um lado, o experimentalismo sistemático e, de outro, considera anticientífico todo o estudo das causas finais. Assim admitia que o espírito humano seria capaz de atingir as verdades do mundo físico através de métodos experimentais, mas não atingir dessa forma a verdade de questões metafísicas. Por isso podemos afirmar que o Positivismo era e é um dogmatismo físico e um ceticismo metafísico. Em suma, como doutrina e método, o Positivismo passa a enfrentar a sociedade individualista e liberal, através da ordem e progresso, que Comte (Comte:O fundador da doutrina Positivista foi Auguste Comte , francês nascido em Montpellier em 1.798 e falecido em Paris em 1.857) considerava fonte principal de todo sistema político. O termo “positivo” significava o real, por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso, a certeza em oposição à indecisão, o preciso em oposição ao vago, o relativo em oposição ao absoluto. Finalmente teve uma proposta audaciosa de modificar a sociedade através de um novo paradigma social.
O Positivismo teve grande aceitação na Europa e também em outros países, como o Brasil. No caso do Brasil ganhou conotações distintas do positivismo europeu e serviu de embasamento social-filosófico-político para vários movimentos políticos do século XIX como a campanha abolicionista e o advento da República.

  • Cientificismo: a ciência seria o único conhecimento valido
  • Método: observação, experimentação e matematização

EDUCAÇÂO > TECNICISTA

 Escola Normal Caetano de Campos - fundada inicialmente em 16 de março de 1846, cuja origem e desenvolvimento vincula-se à difusão dos ideais liberais de secularização e expansão do ensino primário.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode