Perceber a arte como forma de expressão de valores.
As imagens também constroem a história de um povo e carregam consigo valores de uma época e/ou de um grupo social.
Material:
Texto preparado para as aulas ( postado)
1) Leitura e interpretação de texto e imagens
2)Investigação
3) Reflexão e/ou comparação
4) Criação
Proposta de atividade 1:
A partir da observação da obra de Debret, Palmatória, criar um texto, como se o aluno fosse um dos personagens da obra, narrando esse momento. Descrevendo suas sensações e impressões.
Objetivo: Ao comparar os textos, os alunos perceberão como, em suas interpretações, estão arraigados valores pessoais e coletivos.
Proposta de atividade 2:
Entrevista com pessoas que estudaram nas décadas de 60 e 70. Relatar como era a estrutura física da escola onde estudavam, seus professores, seus colegas de sala. Fazer um relato amplo de todo o seu cotidiano escolar, os métodos utilizados para punir alunos indisciplinados. Os meios para a apresentação da entrevista pode ser escrito, áudio ou áudio-visual.
Objetivo: Através desses relatos, obter informações sobre o sistema de ensino anterior ao deles, obtendo suporte intelectual para uma reflexão comparatira do nosso sistema de ensino atual.
Proposta de Atividade 3:
Serão apresentados 5 charges, cujo tema é a violência nas escolas nos dias de hoje. O aluno deverá escolher uma dessas charges e recontar a cena ilustrada, da forma que ele acha que seria correto. Pode ser um desenho, colagem ou encenação.
Objetivo: Expressar seus valores pessoais e coletivos através da arte.